Como estão? A Páscoa esta mais perto! ... Páscoa? ... Sexta-Feira Santa! ... Feriadão!!! ... Viagem? ... Claro que sim!
Mas, para onde? ... Que tal São Luiz do Paraitinga? Vocês conhecem? Fica na Serra do Mar, entre Ubatuba e Taubaté e é uma cidade encantadora.
Mas São Luiz não foi aquela cidade destruída pela enchente? Sim, mais todos os moradores, colaboradores e adoradores da cidade já estão trabalhando na sua reconstrução desde do desastre e já esta na hora de nós viajantes começarmos a visitá-la para geração de receitas e aumento do capital de giro da cidade.
São Luiz do Paraitinga possui uma arquitetura tipicamente colonial e um lado cultural bastante desenvolvido. Festas folclóricas, músicas regionais e o artesanato são alguns dos seus atrativos. Além disso, a cidade está cercada pela Mata Atlântica, possibilitando a prática do trekking e o rafting no Rio Paraibuna.
Para os praticantes do rafting a melhor época é o verão. Além de o clima ser mais quente, os rios estão mais cheios. Para os praticantes de trekking recomenda-se ir entre abril e maio, quando a temperatura já esta mais amena. Com uma vegetação típica de Mata Atlântica, a cidade possui 05 mil hectares de vegetação nativa, com destaque para o cedro, jequitibá branco, samambaias, bromélias e orquídeas. E com o solo bastante acidentado essa região é rica em recursos hídricos, como cachoeiras, poços d’água, riachos e rios.
São poucas as opções de hotéis na cidade de boa infra-estrutura. Existem pousadas, mas essas ficam em áreas mais afastadas do centro. O prato típico da região é o afogado, uma carne (filé ou alcatra) que é cozida por cerca de dez horas até desmanchar. Depois é misturada ao molho, com vários condimentos e servido quente.Como há poucos hotéis na cidade é recomendável fazer a reserva com antecedência.
“O que fazer por lá?”
Atividades Noturnas: aos finais de semana acontecem alguns shows ao vivo na praça da cidade. Para quem preferir um programa mais tranqüilo, a cidade traz opções de bares.
Cachoeira Grande: no km 22 da estrada para Lagoinha, essa queda de 40m termina no Rio Faxinal. Onde há uma piscina natural rasa ideal para banho.
Casario Colonial: passeio histórico que oferece visita às construções dos séculos XVIII e XIX. É possível visitar a casa onde morou Oswaldo Cruz.
Parque Estadual da Serra do Mar: Área de reserva da Mata Atlântica tem como atração 17 cachoeiras e trilhas. Para chegar ao Parque, entre no km 78 da SP-125.
Rafting no Rio Paraibuna: seis horas de descida pelo Rio Paraibuna. A aventura começa no Parque Estadual da Serra do Mar (núcleo Santa Virgínia) e termina depois de 18km entre corredeiras nível II e III. Idade mínima para prática dessa atividade é de 12 anos.
Trilha do Paraitinga: passeio de 5,6km que margeia o Rio Paraibuna. Durante o percurso passa-se pela Cachoeira das Andorinhas, e pelo Salto Grande, um cânion de 10m. A caminhada dura, aprox. 03h30’.
Trilha do Poço do Pito: 05h30’ de caminhada em meio à Mata Atlântica. Quedas d’água, poços naturais e escorregas são as atrações do passeio.
Trilha das 7 Cachoeiras: numa fazenda localizada num verdadeiro oásis na Serra do Mar, o Refúgio das 7 Cachoeiras, três rios (nascentes do Paraíba do Sul), sete cachoeiras de 10 a 40m de altura, diversos poços de águas cristalinas e um clima temperado agradável mesmo no verão. O lugar ideal para passar o dia, fazendo trilhas, cavalgando, tomando banhos de cachoeiras ou simplesmente lendo um livro e descansando nas redes espalhadas.
O que levar: Boné; Chinelo; Dois pares de tênis; Máquina fotográfica; Protetor solar; Roupa para banho; Toalha.
É isso ai... Boa Viagem e Muita Diversão pra todos vocês... Contem-me tudo quando voltarem!
Sem mais...
0 comentários:
Postar um comentário