English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aiuruoca (MG)

Olá viajantes,

Como vocês estão? Espero que bem! Faz tempo que não passo por aqui e dou novas noticias ou destinos, eu sei... Mais pretendo recuperar o tempo que estive em falta com vocês. E para começar com a ‘enxurrada’ de informações escolhi uma dica de destino com um nome um tanto diferente, mais com atrativos que todos nós conhecemos e adoramos. Vocês conhecem Aiuruoca? Fica em Minas e seu nome significa "Casa de Papagaio". É uma região com paisagens espetaculares, cachoeiras, montanhas, trilhas e bosques de Araucárias. Eu ainda não conheço, mais me parece que no inverno as temperaturas são extremamente baixas, dando ao local um charme especial. A cidade de Aiuruoca foi fundada em 1706 por bandeirantes, que por lá passavam a procura de ouro e pedras preciosas.

Aiuruoca fica próxima ao Vale do Matutu, local ideal para camping e prática de trekking. Para quem curte esportes aquáticos a melhor época para visitar a cidade é entre dezembro e março. Nessa época as cachoeiras estão mais cheias e a temperatura da água é mais amena. No inverno as temperaturas são absurdamente baixas.

Além da Mata Atlântica, é possível apreciar os lindos bosques de Araucária e as magníficas cachoeiras. Fora isso as árvores mais comuns por lá são os jacarandás, os cedros, as candeias e as canelas. As montanhas têm uma altitude, que varia entre 980 a 2293 m e apresenta o relevo bastante acidentado.

Para os bons de garfo, eu preciso recomendar... Não deixem de provar a comida mineira: tutu a mineira, feijão tropeiro, leitão a pururuca, vaca atolada, galinha ao molho pardo...

Sobre a hospedagem, existem muitas pousadas, algumas ficam dentro da Reserva Ambiental do Matutu. Para quem quer acampar o camping selvagem é permitido.

Certo, legal... Mas o que há de interessante pra se fazer por lá?

Atividades Noturnas: as pessoas costumam reunir-se em um bar no centro da cidade e depois sair para dançar no clube local. Para quem está no Vale do Matutu vale a pena conferir o céu estrelado e a noite fria da região.

Cachoeira Deus-me-livre: a 05km do centro essa cachoeira fica em propriedade particular, sendo preciso pedir autorização para visitá-la. São três quedas d'água e muitas pedras.

Cachoeira do Batuque:  cerca de 25m de queda d'água. A trilha começa na estrada para Matutu, é fácil, mas requer a presença de um guia. São 09km de caminhada.

Cachoeira do Garcia: Linda cachoeira. Não tem graça ver do alto se não se aventurar na pequena descida em meio uma pequena trilha e tomar um banho de cachoeira por lá. Cuidado com a baixa temperatura da água.

Cachoeira dos Garcias: Essa queda d'água termina numa piscina natural ideal para banho. São apenas 10’ de caminhada por uma pequena trilha. O acesso é pelo km 05 da saída para BR-267. 

Cânion do Cavalo Baio: Rapel com 1.050m de desnível. O acesso é pelo Parque Estadual Serra do Papagaio em Aiuroca e finaliza no Vale do Gamarra no município de Baependi.

Pico do Papagaio: com 2.293m de altitude é uma das atrações preferidas dos aventureiros que vão para o Vale do Aiuruoca. São 08km de trilha, passando por araucárias, cachoeiras, bromélias e orquídeas. É aconselhável ir acompanhado de um guia. O ponto de partida é a Reserva Ambiental Matutu.

Poço dos Sonhos: acima do cânion do Papagaio descobriremos um poço totalmente coberto pela mata de transição nesses lugares de altitudes. A única forma de chegar lá é descendo pelo rio por uma cachoeira suave.

Poço Joaquim Bernardo: no rio Papagaio existe uma piscina natural á beira de um gramado coberto de pinheiros, ideal para um bom banho. Esse poço fica logo após a uma cachoeira na curva do rio.

Reserva Ambiental do Matuto: dentro da reserva existem inúmeras trilhas como as da Cachoeira do Fundo, do Estreito, Pinheiral, entre outras. São 03 mil hectares, de muito verde. É aconselhável ir para as trilhas acompanhado de um guia.


Dicas Gerais: Não se esqueça o lugar é frio então vá prevenido. A região costuma apresentar temperaturas muito baixas no inverno.

O que levar: Boné; Bota; Cantil; Capa de chuva; Casaco; Lanche; Lanterna; Malha de lã; Máquina fotográfica; Mochila; Roupa para banho; Tênis para caminhada.


É isso ai, deve ser tudo muito lindo... Visitem e me contem depois!

Sem mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!