English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ilha do Mel (PR)

Olá viajantes,
Felizes!? Espero que sim, mas se por acaso não estiverem eu aconselho uma visita à Ilha do Mel no Paraná. Com toda certeza uma viagem para lá, mesmo que curta dará uma animo novo a vida de vocês. A Ilha do Mel, a trinta minutos do Pontal do Sul, está recheada de lindas praias e trilhas. Para quem é  do mergulho, há bons pontos para a prática do esporte. No total são doze praias.

De acordo com a história o povoamento da Ilha começou em 1767, com a construção da Fortaleza da Barra. A Fortaleza foi considerada inútil por ter sido construída debaixo de um morro, o que deixava a Ilha à mercê dos inimigos. Após a construção do Farol das Conchas, em 1872, a comunidade local começou a se expandir. Atualmente, muitos pescadores deixaram sua cultura local de lado para se dedicar ao turismo, que cresce a cada temporada na Ilha.

Na Ilha é possível encontrar diversos tipos de vegetações. Perto das praias encontram-se plantas rasteiras e arbustos. O manguezal está representado pelo mangue-vermelho e pelo mangue-branco. Na parte da Mata Atlântica merecem destaque às orquídeas, figueiras e maçarandubas. Na Ilha do Mel encontram se rochas muito antigas. Há ainda a presença de costões rochosos, praias arenosas, morros, planícies de restinga e manguezais.

E já que estamos falando da vegetação, porque não falar do tempo que é bem úmido por lá. Durante todo o ano chove bastante na Ilha. A melhor época para ir é no verão, quando a incidência de chuvas é um pouco menor.

Já sobre a hospedagem, as opções existentes são pousadas e campings. E os restaurantes da Ilha do Mel são especialistas no pescado. Não deixe de experimentar.

Vale lembrar que na ilha não é possível entrar de carro, portanto programa-se para deixar seu automóvel em Paranaguá.

E você pode me perguntar, “o que eu posso fazer por lá além de descansar?”. Ai vão as dicas:

Atividades Noturnas: Na ilha encontram-se os mais variados ritmos de dança: samba, pagode, forró, rock, mpb... Os bares estão espalhados pelas pousadas locais.

Farol das Conchas: Construído no alto do Morro das Conchas desde 1872, orienta os navegantes na entrada para Baía de Paranaguá. Há diversas trilhas ecológicas que dão um aspecto selvagem à praia. O Farol das Conchas localiza-se no extremo norte da Ilha.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres: Nessa Fortaleza, construída em 1767, há um mirante, onde pode avistar-se as Ilhas do Superagui. Um ótimo lugar para admirar o pôr-do-sol. Na praia de Fortaleza é possível fazer diversas trilhas.

Praia da Encantada: Localizada no sul da ilha, a Prainha como também é conhecida, é uma das praias mais freqüentadas da ilha. Essa parte da Ilha é ideal para a prática de trekking, mergulho e paragliding. É possível também visitar a Gruta das Encantadas, que se encontra encravada em um paredão rochoso.

O que levar: Boné; Máquina fotográfica; Mochila; Protetor solar; Roupa para banho; Tênis para caminhada.


Bom essa foi minha dica de descanso para vocês, espero que tenham gostado. E já sabem, se visitarem Ilha do Mel me contem!

Sem mais...

1 comentários:

Eu Já Fui Pra Ipanema Mais Eu Visitei A Ilha Do Mel Também!

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!