English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Carrancas (MG)

Olá viajantes,

Felizes!? Como prometido, cá estou eu com mais um destino que vale a pena! Carrancas... Com apenas 5 mil habitantes essa cidade no sul de Minas Gerais atrai diversos turistas com suas belíssimas cachoeiras, grutas e trilhas. A maior parte das estradas são de terra, mas se encontram em boas condições.

Em Carrancas encontra-se vegetação típica do Cerrado e da Mata Atlântica. Entre as mais conhecidas destacam-se campos rupestres, matas de galeria e campos naturais com predominância de gramíneas. As árvores são pequenas de troncos torcidos, curvos e de folhas grossas. A vegetação nativa ainda está presente como candeias, óleo copaíbas, ipês amarelos, corticeiras e jequitibás. Carrancas é circundada por quatro serras em forma de ferradura. Sua área é bastante montanhosa e em suas serras estão os mananciais que abastecem a cabeceira do rio Grande. As grutas, cânions e cachoeiras foram formadas pela ação dos rios que percorrem o terreno.

O clima é o tropical de altitude, ou seja, possui verões amenos e úmidos e os invernos frios e secos. As chuvas são mais frequentes entre setembro e abril. A melhor época para visitar a cidade é entre janeiro e março quando as cachoeiras estão mais cheias e a temperatura da água é agradável.

Em Carrancas existem as mais variadas opções de hospedagem: hotéis fazenda, pousadas e campings. E aproveitando que se esta em Minas é impossível deixar de experimentar a típica comida mineira: tutu a mineira, feijão tropeiro, leitão a pururuca, vaca atolada, galinha ao molho pardo...

Carrancas é cidade com muitos atrativos naturais, especialmente cachoeiras. Na Cachoeira da Zilda tem escorregador natural, várias cachoeiras próximas, sendo uma delas de rara beleza, onde é possível entrar debaixo da queda em uma das suas laterais, tem piscina de pedra e areia com poço para nadar. Outra atração é a Cachoeira Esmeralda, com corredeiras, poços e meandros deliciosos, além do famoso Poço Esmeralda, onde a água é verde devido à vegetação e pedras no seu entorno. Tem 30x8m, uma verdadeira piscina natural com profundidade variável e água fresca e convidativa no verão. A Cachoeira da Fumaça e outra atração que vale a visita é basicamente um conjunto de 03 cachoeiras na confluência de dois rios, mas não muito recomendado para banhos.

Mas não se engane, existem outras coisas a se fazer e lugares para se visitar em Carrancas!

Atividades noturnas: A noite em Carrancas oferece forró, luau e bares. Vale a pena também para observar o céu estrelado.

Cachoeira Vargem Grande: São 1,5 km de caminhada até piscinas, duchas naturais e cascatas. A ponte pênsil dá um toque a mais de aventura para chegar a essa cachoeira. O acesso é pela estrada para Minduri (8 km).

Canionismo: Travessia em cânion alagado, nível 1 e 2.

Carmópolis de Minas: Carmópolis conta com atrações desde escalada do nível mais fácil até os mais profissionais, e locais para a prática de caminhada, rapel, montanhismo, técnicas verticais, canyoning e outros.

Cascata da Fumaça: São quinze cachoeiras próximas. As mais visitadas são Véu de Noiva, com 32 metros, e as cachoeiras de Luciano e da Serrinha, com suas piscinas naturais.

Cascata da Zilda: São doze cachoeiras com, aproximadamente, cinco metros de altura. A grande atração do local é um escorregador de 15 metros de extensão. O acesso é pela Serra do Moleque por estrada de terra (12 km).

Gruta da Cortina: Esse nome é devido à raiz de uma árvore que desce da gruta e tem o aspecto de uma cortina. São 300 metros de extensão e um pequeno riacho. Para chegar é preciso percorrer seis quilômetros pela estrada para São Vicente de Minas e caminhar mais 2 km.

Poço do Coração: São duas piscinas naturais, e uma delas em forma de coração, corredeiras e um escorregador. Para chegar ao Poço siga por três quilômetros pela estrada para Itutinga.

Rafting: no Rio Capivari, uma corredeira de 7 km de extensão, aproximadamente 2 horas de duração. Recentemente neste mesmo trecho do rio foi realizado uma etapa do mundial de canoagem.

Trekking: Hikking 1 dia - caminhada de longo curso por bioma de Cerrado de Campo Rupestre e Altitude, passando por várias cachoeiras e piscinas Naturais, tempo de duração 7 horas. Trekking 2 dias - travessia Carrancas/Minduri- Serra das Bicas - Serra das Broas - Chapada das Perdizes por bioma de Cerrado de Campo Rupestre e Altitude, passando por várias cachoeiras e piscinas Naturais.

É possível obter mais informações sobre a cidade e os passeios locais junto a agencia de turismo receptivo de Carrancas. Carrancas Eco Adventure

O que levar: Boné; Cantil; Capa de chuva; Lanches; Lanternas; Máquina fotográfica; Mochila; Pilha; Roupa para banho; Tênis para caminhada.


É isso ai, espero que tenham gostado do post, eu fiquei apaixonada por Carrancas... E pretendo visita-la esse ano!

Sem mais...

4 comentários:

Gostaria de saber sobre preços. Em médio quanto você gastou para essa viagem???
Obrigada

Boa Noite

Carrancas é realmente demais! Vale muito a pena.

Amigo, será que você poderia me ajudar com uma dúvida?

Essa segunda foto é realmente de Carrancas? Não foi só aqui que achei ela com essa descrição, mas nunca vi esse lugar lá. Se é de lá mesmo, gostaria muito de conhecer.

Estou muito curiosa.

Obrigada!

Acho que essa segunda foto não é Carrancas. Estou aqui na cidade a dois dias e agora, postando esse comentário, penso que esta foto está no lugar errado. Ninguém que eu perguntei soube informar sobre esse lugar aqui.

acho que esta foto é em furnas

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!