English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 24 de março de 2010

PETAR (SP)

Olá viajantes,

Como estão? Pergunta: Vocês conhecem PETAR?
PETAR é o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. O Parque foi criado em 1953, e aberto para o público só na década de 80.

É o destino ideal para quem gosta de cavernas e aventura. São mais de trezentas cavernas, mas nem todas podem ser visitadas e o uso de capacete equipado com lanterna ou carbureteira, é obrigatório. As trilhas existentes são cercadas pela Mata Atlântica original. Uma viagem inesquecível a um mundo silencioso e escuro. Para entrar no Parque é cobrada uma taxa e para acampar também.

A melhor época para conhecer o Parque é entre abril e novembro, devido à estabilidade do clima. Entre dezembro e março chove muito e as estradas se tornam de difícil acesso. Sobre a alimentação, não há restaurantes no Parque, mas, as pousadas servem refeições caseiras aos visitantes. Algumas pousadas, além das refeições tradicionais, oferecem lanches para serem levados nos passeios. No bairro da Serra, há opções de pousadas. Vocês encontraram áreas de camping nos Núcleos de Santana e Caboclos e no bairro da Serra.

O Parque é dividido em quatro núcleos principais: Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra. Para visitar qualquer uma das cavernas do PETAR, é fundamental e obrigatório estar acompanhado por um monitor local, é uma Norma da Unidade de Conservação.

Núcleo Santana: localizado a 03km do Bairro da Serra, em Iporanga. Este núcleo é cruzado pelo Rio Betari, um afluente do Rio Ribeira de Iguape, e recebe as águas de várias cavernas vivas. Próximo à entrada do Núcleo Santana há um quiosque, onde começam as trilhas que levam às cavernas distantes. Vale visitar a Caverna da Água suja, e a Caverna Santana, que é a mais requintada em formações e labirintos.

Núcleo Caboclos: foi a primeira sede do Parque e localiza-se no coração do PETAR. Com relevo de planalto e altitude mais elevada. No Núcleo estão a Pedra do Chapéu e várias trilhas como a do Mirante e a Sete Reis que levam a cavernas como Chapéu, Aranhas, Água Sumida, Arataca, Pescaria, Desmoronada, Teminina, entre outras.

Núcleo Ouro Grosso: inaugurado em 1998, por ocasião das comemorações do quadragésimo aniversário do PETAR. Sua sede é junto ao Bairro da Serra e tem como atrativo principal a Caverna Ouro Grosso. Próxima à entrada desta caverna tem uma gigantesca Figueira com raízes tão grandes que se pode passar por entre elas.

Núcleo Casa de Pedra: conta com uma base de fiscalização e controle turístico. Do centro da cidade de Iporanga até o núcleo são aproximadamente 10km em estrada de terra.

Quais os melhores lugares para visitar em PETAR?

- Cachoeira da Caverna do Ouro Grosso;
- Cachoeira das Andorinhas;
- Cachoeira das Arapongas;
- Cachoeira do Betarezinho;
- Cachoeira do Couto;
- Cachoeira e caverna Água Suja;
- Cachoeira Sete Reis;
- Cachoeiras do Sem Fim;
- Caverna Cristal;
- Caverna da Laje Branca;
- Caverna Desmoronada;
- Caverna do Chapéu;
- Caverna do Couto;
- Caverna do Morro Preto;
- Caverna Ouro Grosso;
- Caverna Santana;
- Caverna Teminina;
- Núcleo Caboclos Casa de Pedra;
- Núcleo Ouro Grosso Alambari de Baixo;
- Pedra do Chapéu;
- Rio Betari;
- Atividades Noturnas: O pessoal costuma se reunir para ver o céu e tentar observar algumas constelações. Nos municípios de Iporanga e Apiaí, o turista tem opções de danceterias.

Dicas gerais

- Horário de visita aos Núcleos: todos os dias, das 8h às 17h.
- Para acesso às áreas de visitação restrita é necessária uma solicitação prévia junto à Administração do PETAR.
- Antes de sair para seu passeio, preencha a Ficha de Visitação junto ao Posto de Guias e oriente-se com os funcionários. A visitação somente é permitida nos roteiros turísticos pré-determinados.
- É fundamental que um guia do Parque ou monitor credenciado faça o acompanhamento.
- São cobradas dos visitantes, taxa de ingresso, uso da área de acampamento e serviço de monitoria para áreas de visitação extensiva (solicitação prévia).
- Reservas de acampamento e de grupos organizados de excursão superiores a 15 pessoas, devem ser feitas com devida antecedência.
- É obrigatória a utilização de vestuário adequado e equipamentos de segurança de acordo com o tipo de atividade.
- Dentro da área do Parque não é permitido o porte de qualquer espécie de arma ou de materiais destinados à caça e pesca.

O que levar?
- Agasalho de tactel;
- Blusa de lã; Cantil;
- Lanterna;
- Máquina fotográfica;
- Mochila pequena e pilhas extras;
- Roupa de banho;
- Tênis extra e Toalha.

É isso ai... Depois que vocês conhecerem PETAR me contem como foi!

Sem mais...

1 comentários:

Olá!
Mari gostei das dicas e principalmentes das informações concisas aqui citadas.
E ao mesmo tempo noções de qtos lugares que não são divulgados para ser acrescentado no roteiro de férias.
Acredito que deva ser fácil o acesso para essas belezas da natureza.
Parabéns ....
Adriana Finotti.

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!