English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 26 de abril de 2010

São Thomé das Letras (MG)

Olá viajantes,

Como estão? Espero que bem! E ai... Vocês conhecem São Thomé das Letras? Eu não conheço ainda, mais também não conheço ninguém que tenha ido e não tenha gostado. Sua fama é imensa, todos que gostam de natureza, cachoeiras e camping conhecem (menos eu, rs). E não são só cachoeiras que se encontram por lá, além das várias trilhas para a prática do traking, São Thomé conta com algumas grutas, cavernas, corredeiras e muito, mais muito misticismo.

São Tomé tem como característica suas pedras brancas de quartzito formadas há mais de 600 milhões de anos. Existem muitas pedreiras no município, que são responsáveis pelo assoreamento de alguns rios da região.

O clima é agradável por lá durante todo o ano durante o dia e frio à noite. Entre os meses de janeiro e março chove mais, dificultando o acesso às cachoeiras e trilhas. Na cidade há algumas opções de pousadas. Para quem prefere gastar pouco há diversos campings espalhados pelo município. A cidade também oferece opções de alimentação, desde restaurantes até lanchonetes. E sobre a alimentação, há quem recomende a Vaca Atolada, prato típico da região, que consiste em um cozido de carne com mandioca.

E o que tem pra fazer por lá?

Atividades noturnas: vocês podem optar tanto por bar quanto por danceteria. Fora isso, a Rua da Broadway atrai muitas pessoas.

Cachoeira do Sobradinho: pequena cascata com a formação de corredeiras e poços de água cristalina. Para chegar até lá se deve entrar no km 16 da estrada para Sobradinho.

Cachoeira do Sobradinho: fica a +/- 10km da cidade, é possível atravessar uma caverna e sair direto na pequena mais bela cachoeira, formado por 03 quedas principais e pequenos lagos, com pedrinhas coloridas. Em um deles, bem em frente à saída da caverna existe uma passarela de madeira para atravessar para o outro lado. [caving, ciclismo, motocross, mountain bike, off-road] .

Cachoeira do Shangri-lá: a cerca de 4km leva a um conjunto de pequenas quedas d’água ideais para banho.

Casa da Pirâmide: o melhor ponto para se apreciar o pôr-do-sol de São Tomé. No centro da cidade, oferece uma visão de 360º da região.

Gruta do Carimbado: São 150m de percurso dentro da caverna com duração de aproximadamente 01h. Uma antiga lenda diz que a caverna tem uma passagem para a cidade de Machu Picchu.

Vale da Borboleta: Apesar do pouco volume, essa cachoeira cria piscinas naturais ideais para banho. Há um estacionamento para os visitantes e fica no km 2,5 da estrada para Três Corações. 

Vale das Borboletas: fica a menos de 2km da cidade no começo da subida da serra de chegada. Uma bela cachoeira com um lago formado em baixo, de areia e pedras, e também é possível nadar na parte superior. O local oferece algum apoio na alta temporada.

Dicas Gerais: A cidade lota nas férias e feriados. Então faça uma reserva com alguma antecedência.

O que levar: Boné; Cantil; Lanterna; Máquina fotográfica; Protetor solar; Repelente; Roupa para banho; Tênis para caminhada; Toalha.


Visitem São Thomé das Letras e boa diversão!


Sem mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!