English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O que rolou na Adventure Sports Fair - 2008

É galera, a feira terminou, na verdade terminou no Domingo (07/09). E como se esperava, foi um sucesso! E você poderá se perguntar "O que aconteceu de tão interessante nesse evento?", eu te respondo.

Aconteceu o...
... Adventure Travel World Summit - South America!

Rolou esse ano simultâneo à feira o primeiro Adventure Travel World Summit - South America realizado fora da América do Norte. Idealizado pela ATTA (Adventure Travel Trade Association) e organizado no País pela Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura), o Summit trouxe ao País a temática do “Turismo de Aventura e Natureza como fator chave de desenvolvimento sustentável”.
Trata-se do maior evento de relacionamento do mercado de aventura e natureza do mundo, realizado já por três vezes nos Estados Unidos (Seattle - 2005 e 2006) e no Canadá (Whistler 2007). De acordo com a Abeta, foi uma oportunidade imperdível de conhecer de perto profissionais consagrados pelo mercado e para familiarizar-se com as tendências internacionais do turismo de aventura e contribuir com a formulação das diretrizes que orientarão o setor nos próximos anos.

O evento preveu a organização de encontros de negócios, nos quais empresas do Brasil e América do Sul especializadas no segmento turístico puderam apresentar e vender seus produtos para empresas nacionais e internacionais interessadas. O Summit aconteceu de 3 a 7 de setembro, em São Paulo, no Pavilhão Imigrantes, simultaneamente à Adventure Sports Fair, e reuniu representantes do mercado de Turismo de Aventura de todo o mundo... [E eu não consegui ir... :( ] ...


  • Business:
Foram disponibilizadas 100 vagas para empresas fornecedoras de produtos turísticos. Os inscritos dispuzeram de uma estação de trabalho, que funcionou como uma espécie de escritório da empresa dentro do evento, com toda a infra-estrutura necessária que facilitou as negociações junto a compradores. Além disso, o evento recebeu ainda 300 delegados do mundo inteiro e 100 representantes de mídia, patrocinadores, governos e organizações não governamentais.
A ABETA informou que o Summit contou com a presença de 100 compradores mundiais de Turismo de Aventura. Com o apoio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), esses visitantes fizeram FAM Tours (viagens de familiarização) por diversos destinos no país antes do início do ATWS-SA. A parceria com a BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo) também garantiu a presença de operadores nacionais na realização de marketplace/bolsas de negócios. No último dia do evento, também aconteceu o Adventure Day, em que os inscritos tiveram a oportunidade de participar de atividades de aventura e natureza com duração de um dia saindo de São Paulo.

  • Alguns dos palestrantes da ATWS-SA foram:
- Jim Gilmore: A revista “Time Magazine” nomeou Autenticidade, o livro de Jim Gilmore, como uma das “10 idéias Que Estão Mudando o Mundo”. No livro, Gilmore afirma que as empresas precisam aprender como administrar autenticidade como uma ferramenta de negócio. Ele também escreveu, “A Economia da Experiência” que gerou interesse mundial.
No Adventure Travel World Summit, Jim Gilmore vai abriu os horizontes dos participantes em plenária com a sua palestra “A Economia da Experiência”. No dia 4 de Setembro as 9h00.
- Carol Bellamy: Nomeada pela Revista “Forbes” como uma das “100 Mulheres Mais Poderosas no Mundo”, e a Senadora do Estado de Nova York, ela assume a liderança do Aprendizado Mundial em Maio de 2005, tendo completado dez anos como Diretora Executiva da UNICEF, a Agência de Crianças da Nações Unidas. Anteriormente, ela dirigiu o Corpo de Paz dos Estados Unidos. Carol também esteve presente na delegação do Summit na Noruega.

- Margi e Gérard Moss: Legítimos exploradores do meio ambiente, o casal Margi e Gérard Moss por mais de 20 anos têm voado por todo Brasil e mundo em pequenas aeronaves. O mas ambicioso projeto desses aventureiros procura estimar a quantidade de vapor transportado pelo ar através de “Rios Voadores”. Seriam 200.000 metros cúbicos de água são evaporados por segundo durante esse processo natural: a mais poderosa vazão de rio no mundo! Os resultados são cruciais para entender a mudança climática e o papel crucial da Amazônia.
No Adventure Travel World Summit, Margi e Gérard, grandes conhecedores do Brasil e apaixonados por sua beleza, fizeram a palestra de abertura com imagens aéreas inéditas em plenária no dia 3 de Setembro as 19h30.
- Olivier Cantet: Olivier Cantet é CEO da Rip Curl, famosa marca mundial de roupas de surf. Em 2006, Olivier junto com as suas equipes, ultrapassou a barreira de 100 milhões de euros de faturamento. Olivier também é o idealizador do Projeto Rip Curl Planet que apresenta uma visão voluntária da empresa em proteger o ambiente natural. Olivier é um viajante experiente e foi através de suas experiências esportivas (ski, escalada e montanhismo) em expedições nos 5 continentes, é que ele aprendeu a amar e compartilhar o espírito da Rip Curl e a filosofia da marca. No Adventure Travel World Summit, Olivier Cantet, um exemplo de aventureiro bem sucedido no mundo dos negócios, apresentou uma palestra em plenária com tradução simultânea, sobre as lições do Surf business para o mundo da aventura. No dia 5 de Setembro as 14h00.
- Frank Hugelmeyer: é o Presidente da poderosa Associação da Indústria Outdoor (OIA), que disponibiliza serviços de comércio para mais de 4.000 fabricantes, distribuidores, fornecedores, varejistas e associações comerciais relacionadas à indústria outdoor nos Estados Unidos, o país que mais consome e comercializa produtos outdoor no mundo. Frank contou um histórico de 20 anos de intensa experiência na fabricação e venda de produtos outdoor. Frank Hugelmeyer é freqüentemente convidado para ensinar, falar e comentar em eventos e, o ATWS-SA foi uma oportunidade de ouro para conhecer este profissional altamente reconhecido na cadeia da indústria outdoor, vendas a varejo, consumo de atividades outdoor. No Adventure Travel World Summit, Frank Hugelmeyer se apresentou em plenária, com tradução simultânea, falando sobre a Cadeia de Valor de 730 bilhões de dólares que o mercado de atividade outdoor movimenta nos Estados Unidos ! Mais que o PIB da Austrália ! No dia 4 de Setembro as 14h00.

Eu diria que o Adventure Travel World Summit foi a coisa mais interessante junto a feira, mas como eu não consegui visitar nenhum dos eventos... Fica difícil dar uma opinião concreta!
Com muita dor no coração por não ter ido a Adventure Sports Fair eu fico por aqui com as informações sobre a feira.
Sem mais...
Beijos...
Mari!

1 comentários:

Olá Galera!!!

Então, eu fui na Adventure deste ano, e como sempre, estava muito legal!! Fui com a intenção de participar do 1º Seminário sobre Turismo para PNEs(Portadores de Necessidades Especiais), o que ajudará e muito no TCC do meu grupo.
A única "falha" que eu notei foi que a falta de traslados para a feira foi algo que atrapalhou bastante, uma vez que, até o ônibus comum que passa em uma rua próxima, no domingo não teve seu itinerário alterado.
E sem contar que teve várias quedas de energia do domingo, o que atrapalhou e constrangeu os palestrantes.
Mas enfim, vale a pena ir a Adventure, principalmente para quem está elaborando o projeto que envolva turismo de aventura, ecoturismo...

Beijos, Leila

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!