English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Trilhas de São Paulo

Baseado na trilha de Sendero, no Chile, o programa implantado pelo governo paulista cria um passaporte com informações sobre parques, mapas de percursos e níveis de dificuldade.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cantareira, Ilhabela e Serra do Mar, essas regiões com riquezas naturais foram selecionadas como primeiro produto do Programa Trilhas de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). O projeto catalogou 40 trilhas distribuídas em 19 Unidades de Conservação do Estado, somando mais de 200 km de áreas protegidas e distribuídas em 24 municípios.

A inauguração do projeto ocorreu 28 de agosto, na Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, zona Norte. Esse material foi disponibilizado em um guia de bolso, à venda nos próprios parques estaduais que abrigam as trilhas, a R$ 5,00. O livreto traz mapas, informações gerais sobre o percurso, atrativos, extensão e duração da caminhada. Cada trilha que o visitante concluir valerá um carimbo no passaporte, em um espaço reservado para comprovar a feitura do trecho.

O programa teve influências do Sendero Chile, projeto de trilha que atravessa este país de norte a sul; do Appalatian Scenic Trail, parque-trilha da costa leste dos Estados Unidos com mais de 3 mil quilômetros; e assemelha-se muito ao Tarjeta del Peregrino do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A Fundação Florestal (órgão da SMA) classificou as trilhas em três diferentes níveis (baixo, médio e alto) considerando fatores como tempo de percurso, extensão, dificuldade e atividades oferecidas.

As áreas escolhidas receberam investimentos em infra-estrutura e sinalização padronizada, conservando, porém, suas peculiaridades. A gerente de ecoturismo da Fundação Florestal, Anna Carolina Lobo, explica quais critérios foram utilizados para implantação do passaporte. Para seleção dessas áreas buscamos um grau de variedade, e importância significativa de cada uma. O turista pode encontrar nesses locais estradas-parque, trilhas terrestres, suspensas e de longo percurso, cavernas, mirantes e cachoeiras...

A quem interessar mais informações em -

http://yahoo.guiadasemana.com.br/yahoo/iframe/channel_noticias.asp?id=4&cd_city=1&cd_news=42600

Sem mais...
Beijos...
Mari!

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!