English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Porto de Galinhas (PE)

Olá viajantes,

Felizes!? Espero que sim! Bom, você ou alguém por ai vai viajar para o nordeste? Se existe a vontade mais falta a idéia de onde ir que tal Porto de Galinhas? A apenas 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas tem águas límpidas e maravilhosas para a prática do mergulho livre. A praia tem beleza extraordinária bonita com muitas piscinas naturais, toda recortada por coqueiros que emolduram a orla. Ela tem uma extensão larga de areia e é bem grande o que permite para os mais bem dispostos fazer longas caminhadas. Há ainda praias e braços de rio um pouco mais afastados, mas que valem a pena o passeio. A cidade é simpática, com muitas opções de pousadas, restaurantes e toda decorada com galinhas esculpidas em restos de coqueiros.


De acordo com a história, por volta de 1850, quando o tráfico de escravos já era proibido por lei, Porto de Galinhas tornou-se um porto clandestino de venda de escravos. Os escravos que ali chegavam eram trazidos de Angola e transportados no porão do navio. Na superfície vinham às galinhas para disfarçar o que as embarcações realmente traziam. Assim que aportavam à notícia se espalhava na região “há galinha de Angola no porto”. Na verdade, esse era apenas um código para alertar os grandes proprietários de terras que os escravos haviam chegado. Desde então o lugar ficou conhecido com Porto de Galinhas.

A vegetação local é formada principalmente por mangues, coqueiros e recifes. O litoral é marcado por uma planície e uma grande faixa de recifes. A temperatura é alta, durante todo o ano, porém no inverno a ocorrência de chuvas é maior.

Sobre a hospedagem, em Porto de Galinhas há muitas opções como pousadas super aconchegantes por um preço bem acessível. Mas se vocês estiverem a fim de economizar, fique nos albergues. Em Porto de Galinhas vale a pena investir no almoço, pois á noite a maioria dos lugares vende uma comidinha mais leve como crepe. Não deixe de experimentar a tapioca. Tem doce e salgada, é mais barata que o crepe e é tradicional da região.

As atrações por lá são:

Ilha de Santo Aleixo: A Ilha de Santo Aleixo é uma ótima opção para os amantes do mergulho. Nesse local é possível encontrar antigas embarcações naufragadas.

Muro Alto e Maracaípe: Para ir até Muro Alto e o Pontal do Maracaípe contrate um bugueiro credenciado no centro da cidade. O passeio vale a pena. A Praia de Muro Alto é super tranqüila. Lá, há uma barreira de coral que forma um verdadeiro muro a, aproximadamente, cem metros da praia. Isso faz com que uma enorme piscina natural, sem ondas, se forme no lugar. O passeio segue para o litoral norte, o Pontal do Maracaípe. Nesse local, o rio de mesmo nome encontra com o mar e formam os mangues. A grande atração do lugar é pegar uma jangada, explorar os mangues e mergulhar em pontos específicos, onde é possível observar os cavalos-marinhos em seu hábitat natural.

Piscinas Naturais: Bem em frente à praia principal se formam muitas piscinas naturais, quando a maré baixa. É possível alugar máscara e snorkel e ir explorando a região. O local, onde estão ás piscinas é bem calmo, pois é protegido pelos recifes. Há uma grande quantidade de peixes e corais. Tome cuidado com os ouriços. Se quiser um pouco mais de privacidade, pegue uma jangada e já mergulhar nas piscinas que ficam um pouco mais afastadas da costa.

Praia do Maracaípe: A praia de Maracaípe tem ondas de até dois metros de altura, devido as formação de uma baía natural, e é ideal para a prática de diversos esportes, como windsurf, esqui, wakeboard, surf e vôo livre. O local já abrigou diversas competições.

Praia do Cupê: A Praia do Cupê é um excelente local para a prática de surf tendo abrigado inúmeras competições. Cupê tem vantagens como concentrar a maior parte dos hotéis de Porto de Galinhas e ser de fácil acesso.


O que levar: Boné; Equipamento de mergulho (máscara e snorkel); Máquina fotográfica; Protetor solar; Roupa para banho; Toalha.

Dicas Gerais: Tome muito cuidado com o sol. Quando for mergulhar nas piscinas naturais vale a pena colocar uma camiseta. O lugar é tão fascinante que é possível ficar horas mergulhando e esquecer das costas torrando no sol. Vale a pena lembrar, que Porto de Galinhas fica a apenas 70 km de Recife e nos finais de semana fica completamente lotada. Prefira os dias da semana, se você quer sossego.

É isso, espero que vocês tenham gostado da dica! Se forem, boa viagem... E quando voltarem, me contem tudo! Ok!?

Até mais...

1 comentários:

Pero que hermoso es este lugar, sin duda alguna uno de los mejores del continente a la hora de vacacionar. Saludos!

Pablo - Hoteles en Porto Galinhas

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!