English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 8 de janeiro de 2011

Bonito (MS)

Olá viajantes,

Felizes!? Espero que sim, eu estou, e essa dica de destino me deixou ainda mais feliz! Vocês conhecem Bonito no Mato Grosso do Sul!? Esse é um lugar que realmente faz jus ao nome. Aliás, acho que lá deveria se chamar ‘Lindo’ ou ‘Maravilhoso’... Um dos destinos mais procurados do centro-oeste, Bonito, possui belíssimas cachoeiras, trilhas verdes, grutas profundas e corredeiras de rios cristalinos são algumas das atrações a serem exploradas nessa região a 330 km de Campo Grande. Todas as atrações de Bonito só podem ser visitadas com guias especializados, portanto, programe-se com alguma antecedência. Suas principais atrações são dentro de propriedades particulares, daí a necessidade dos guias autorizados pela Embratur. A maior parte dos passeios são pagos, portanto separe um dinheiro extra para isso.

Habitado por diversas tribos de índios (Guaianás, Tapetim, Chamacocos, Kadiwéus e Nelique) no começo, Bonito era uma grande fazenda. Em 1915, a fazenda passou a ser o Distrito de Paz de Bonito (pertencente ao município de Miranda). Só em 1948, o território virou município e sua sede passou a ser Bonito. A população local conta com cerca de 25 mil habitantes. As festas mais populares da região acontecem em junho, nas festas juninas indo até dia 29, dia de São Pedro, o padroeiro da cidade.

A vegetação local é basicamente formada de cerrado, com grande presença de campos, muito característico do centro-oeste brasileiro.
- Bacia Hidrográfica:  Rio Paraguai;
- Sub-Bacias: Rio Miranda e Rio Aquidauana;
- Rios: do Peixe, Formoso, Formosinho, Perdido, Sucuri.
O calcário presente em toda a área garante a beleza natural dos solos e águas da região. Aliás, é esse calcário o responsável pela transparência das águas locais.

Em Bonito não há uma época certa para visitação. A primavera e o verão são quentes e úmidos, com chuvas esparsas que enchem os leitos dos rios. Durante o outono e inverno chove uma vez ou outra, mas o céu está sempre azul e as noites são estreladas e geladas. O clima é tropical com temperatura média de 22°.

Por lá as opções de hospedagem são extremamente variadas, vão de albergues, pousadas, hotéis e hotéis fazenda até resorts. Já sobre a alimentação, uma das maiores atrações gastronômicas da região é o pacu assado recheado com farofa. Os sanduíches naturais também são bem comentados entre aqueles que vão praticar rapel no Abismo de Anhumas.

Aqui vão umas dicas de atrações imperdíveis em Bonito...

Abismo Anhumas: Um abismo com descida de rapel de 72 metros até um lago de águas cristalinas e cones submersos. Lá é possível praticar mergulho com cilindro (e é necessário credencial de mergulho básico). Quem não tiver o certificado, poderá realizar uma flutuação no lago.

Abismo de Anhumas: O rapel de 72 metros por uma fenda na rocha leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas, onde a flutuação revela a beleza sub-aquática do lugar. Para o rapel existe um treinamento obrigatório antes da descida, e para o mergulho autônomo, é necessário credencial. Distância: 22 km. O rapel negativo é termina num lago gelado. O acesso é pela estrada para Campos dos Índios (22 km) na Fazenda Jaraguá.

Aquário de Bonito: Localizado no centro de Bonito, o Aquário possui mais de 60 espécies de peixes da Serra da Bodoquena e do Pantanal. São vinte tanques com dourados, pacus, pintados, tartarugas, caranguejos, entre outros. A duração do passeio é de 40 minutos.

Aquário Natural: No Aquário Natural de Bonito é possível realizar uma trilha e contemplar a nascente do rio. Lá, é possível realiza uma flutuação rio abaixo, com duração de 2 horas e com 8 quilômetros de percurso.

Arborismo Cabanas: Com 300 metros de extensão, o arborismo do Hotel Cabanas possui vinte estações diferentes, com dificuldades gradativas. A altura pode variar de 4 a 15 metros. O arborismo possui uma tirolesa aquática no Rio Formoso. A duração é de cerca de 2 horas.

Atividades no Rio Formoso: No rio Formoso é possível praticar bóia-cross e passeios de bote. Em bóias individuais, o aventureiro passará por três cachoeiras e duas corredeiras. A duração é de 40 minutos em um percurso de 6 quilômetros. O passeio de bote tem os mesmos 6 quilômetros.

Atividades Noturnas: Em alta temporada diversas festas são organizadas. Além disso, existe uma grande boate chamada Pirata e um bar chamado Ta Boa, que oferecem shows com banda ao vivo. Há também passeios noturnos como o do Rio Sucuri e do Rio Formoso. Este último, entretanto, só pode ser realizado em noite de lua cheia.

Balneário do Sol: Localizado às margens do Rio Formoso, o Balneário do Sol oferece piscinas naturais, cachoeiras, carretilhas, trampolim, entre outros.

Balneário Municipal: Um lindo lugar de água cristalina e muitos peixes. É possível descer o rio fazendo flutuação. No balneário pode-se alugar o colete e o óculos para flutuação. Possui restaurantes. Churrasqueiras, área de camping, quadra de areia e muita sombra. É um dos lugares mais acessíveis. Na baixa temporada o custo sai por R$ 10,00 e na alta por R$ 15,00.

Bike Tour Rio Sucuri: Localizado também na Fazenda São Geraldo, o passeio de bike do Rio Sucuri possui aproximadamente duas horas de duração em meio à mata fechada e 7,3 quilômetros de percurso. É possível observar animais da região e, no final do percurso, há uma parada para um delicioso banho de cachoeira no Rio Formoso.

Bóia e Caiaque Cross: Após uma pequena caminhada pela mata ciliar, se inicia uma emocionante aventura nas corredeiras do Rio Formosinho em bóias individuais. A água cristalina permite que se observe os peixes e o leito do rio com a mesma facilidade com que se vê a fauna e a flora da mata ciliar. Distância: 7 quilômetros.

Buraco das Araras: Localizado próximo ao Rio da Prata. O Buraco das Araras tem uma trilha que passa por pontos que o turista poderá apreciar belas vistas durante uma trilha. O passeio dura aproximadamente de 45 minutos.

Cachoeira Boca da Onça: A Boca da Onça consegue aliar conforto e segurança em trilhas por matas totalmente preservadas, passando por cachoeiras cristalinas com pontos para banho. Lá existe a maior cachoeira do Estado, com 156 metros de altura, onde existe a possibilidade da prática do rapel.

Cachoeira do Rio Peixe: Programa obrigatório na região. Um passeio ali costuma render, em média, duas horas de trechos com cachoeiras lindas e piscinas naturais. A Cachoeira pertence à Fazenda Água Viva. Para chegar ao local percorra 35 quilômetros pela estrada para Bodoquena.

Caminhada no Rio Aquibadan: O passeio começa na sede da fazenda Baía das Garças. Com uma boa caminhada por uma trilha rústica e de muita aventura, com trechos tortuosos, chega-se ao ponto mais alto, uma cachoeira com desnível de 120 metros, uma das mais altas da região, onde se avista a Serra da Bodoquena, um infinito de montanhas e florestas inteiramente virgens, cuja maior parte é uma reserva indígena, tendo ao fundo o pantanal do Nabileque.

É impressionante também ver as águas brilharem na descida da cachoeira, proporcionando um espetáculo de rara beleza. A fazenda oferece almoço sob encomenda. Levar: tênis e roupa de banho. Distância: 54 quilômetros. Duração: 5 horas.

Ceita Core: Caminhada na mata ciliar do Rio Chapena, com duração de aproximadamente três horas. Durante o passeio, é possível passar por quatro cachoeiras.

Circuito Arborismo: É uma modalidade de esporte de aventura, com grau de dificuldade denominado como \"Acrobático\". Consiste em um percurso aéreo de 350 metros sempre na copa das árvores, com montagem de 12 obstáculos tais como: tirolesa, passarelas, pontes e diferentes atividades suspensas, através de cordas, colocadas de maneira estratégica para proporcionar a cada participante uma boa dose de adrenalina e desafio, com muita segurança e contato com a natureza.

Discovery Dive no Rio Prata: Com equipamento SCUBA, o mergulho é realizado com instrutor e a duração pode ser de até 40 minutos. O passeio é ideal para quem não tem treinamento na modalidade. As águas claras permitem um visual deslumbrante de cardumes e da região.

Eco Parque Museu Cultural: O passeio se inicia com uma visita ao Museu da Trilha do Mirante, e de lá, uma caminhada que leva até ao ponto mais alto da cidade de Bonito. A duração é de cerca de 2h30. Durante a noite, também são oferecidos passeios pela mata com uso de lanternas.

Estância Mimosa: O passeio possui trilha interpretativa na mata ciliar do Rio Mimoso. É possível passar por várias cachoeiras que o turista poderá se banhar.

Estância Mimosa Ecoturismo: Quem vai para Bonito (MS) deve visitar a Estância Mimosa. Um delicioso passeio de trilhas e cachoeiras com paradas para banho nas piscinas naturais! O atrativo oferece também passeio a cavalo e observação de aves. Um dos pontos fortes do passeio é o almoço típico da região preparado no fogão a lenha. Simplesmente irresistível.

Gruta de São Miguel: Após a chegada, é possível fazer uma trilha suspensa que chegará na entrada da caverna. A volta é feita com um carro elétrico. A duração do passeio é de 1 hora.

Gruta do Lago Azul: Descida de 100 metros depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 metros. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta é repleto de espeleotemas de várias formas e tamanho - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago. Distância: 20 quilômetros. Duração: 3 horas.

Gruta do Mimoso: Localizada a 35 quilômetros do centro de Bonito, trata-se de uma das cavernas mais bonitas do mundo para o mergulho. Dentro do circuito turístico é possível fazer uma penetração horizontal de quase 70 metros no interior da caverna, atingindo-se uma profundidade máxima de 20 metros. Além de várias formações no teto e nas paredes, tais como estalactites, cortinas etc., o mergulhador poderá ver o Salão dos Cones, um salão imenso com formações calcáreas de quase oito metros de altura. A água é cristalina e o visual impressionante. Credencial mínima: Ovehead Diver ou equivalente.

Lobo Guará Bike Adventure: Temos vários roteiros de 6 há 50 quilômetros,onde em um deles o ciclista participa de um projeto “Pedalando e Plantando Árvores do Cerrado”.Com equipamentos importados e guias especializados onde os ciclistas irão desfrutar as belezas de Bonito sobre duas rodas.

Mergulho: No Rio Formoso, em meio a um cenário impressionante de formação calcária e milhões de bolhas de uma cachoeira que o fará imaginar como se estivesse em outro mundo, em uma profundidade aproximada de 5,5 metros além de estar em contato com diversos cardumes de peixes, tais como: Piraputanga e Curimbatá. Duração aproximada: 45 minutos.

No Rio da Prata, um mergulho fascinante onde se pode observar uma maior quantidade de vida marinha, como dourados, piraputangas, piaus, corimbas, pacus, cacharas e pintados. O mergulho agrada inclusive os mais experientes, pela transparência da água, em uma profundidade aproximada de oito metros, com duração aproximada de 60 minutos.

Na praia da Figueira, um lago formado por antigo ambiente de praia artificial, onde se encontra um barco e um avião submersos e alguns peixes regionais em meio às vegetações, além de uma ótima infra-estrutura que permite total segurança. Com profundidade média de seis metros.

Uma aventura no coração do Brasil. O que a primeira vista se parece com uma pequena fissura no solo de Bonito (MS), se transforma numa incrível descida de rapel de 72 metros, o equivalente a um prédio de 30 andares. Na caverna, com as dimensões de um campo de futebol, você pode flutuar ou até mergulhar mais 18 metros no maravilhoso lago cristalino. (Necessita Credencial Básica)

Parque Ecológico Rio Formoso: No Parque Ecológico é possível realizar diversas atividades, dentre elas flutuação de duas horas por 8 quilômetros no Rio Formoso, cavalgada, trilha de 800 metros e mergulho livre.

Praia da Figueira: Uma imensa Figueira deu nome ao local, que possui uma lagoa com coqueiros e areia para caminhadas. Lá é possível tomar um banho de sol. Possuem cerca de 12 quilômetros.

Projeto Jibóia: No Projeto Jibóia, o visitante poderá ter contato com jibóias e aprender um pouco sobre a importância de se conservar estes animais no meio ambiente. O passeio é realizado durante a noite.

Rafting do Rio Formoso: É um passeio feito em botes de borracha por um percurso de sete quilômetros com três corredeiras. O passeio termina na Fazenda Porto Belo. Há ainda a opção do rafting noturno. O acesso é pela estrada para Ilha do Padre (12 km), em um percurso de 8 km até a Ilha do Padre, passando por três cachoeiras e duas corredeiras. Distância: 10 km. Duração: Meio-dia.

Recanto Ecológico do Rio da Prata: Para caminhadas. O final das trilhas leva até a nascente do Rio Olho D\' Água, com águas incrivelmente cristalinas. O recanto localiza-se na Fazenda Cabeceira da Prata. Para chegar ao local pegue a BR-267 para Jardim. Chegando ao jardim percorra mais 33 km até a Fazenda.

Rota Boiadeira – Passeio de Quadricíclo: O passeio é feito em quadricíclo de 100 cilindradas, que possuem acelerador e freio, com modelos que possuem marchas e outros automáticos.

O passeio conta com o acompanhamento de instrutor experiente e antes de começar é feito um treinamento. A trilha é realizada em torno de uma fazenda, passando por trajetos íngremes, com pedras e buracos, no meio da mata, totalizando sete quilômetros. Duração: 1h30.

Snorkelling no Aquário do Rio Baía Bonita: Esse rio forma um lago cristalino através do qual pode-se ver peixes variados, dos mais simples aos mais coloridos. A flutuação é feita por 900 metros. O acesso é pela BR-267 para Jardim.

Snorkelling no Rio Sucuri: Uma nascente de águas cristalinas com incrível vegetação aquática e peixes coloridos. O acesso é pela estrada para São Geraldo (20 km).

Dicas gerais: Bonito, é a região da perigosa aranha armadeira. Se você vir alguma, comunique o guia e se afaste do local. Atenção também com as sucuris. Evite beber água dos rios locais, que por serem ricas em magnésio e calcário, podem causar desarranjos intestinais. O fuso horário da região é uma hora a menos que em Brasília. É proibido mergulhar com protetor solar ou qualquer tipo de loção protetora.

O que levar: Boné; Cantil; Malha; Máquina fotográfica; Máscara e snorkel; Mochila; Roupa de neoprene (fundamental para atravessar as águas frias e manter o corpo flutuando nos rios); Tênis para trekking; Repelente; Protetor solar.


Espero que vocês tenham gostado dessa dica linda...

Sem mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!