English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 1 de janeiro de 2011

Fernando de Noronha (PE)

Olá viajantes,

Felizes!? Antes de qualquer coisa, eu quero aproveitar que hoje é o primeiro dia de 2011 para desejar-lhes um ano de muitas conquistas e grandes emoções... E já que estamos todos com ânsia de viver bons momentos eu achei que seria legal postar sobre o ‘Paraíso Brasileiro’, Fernando de Noronha. Pois é de acordo com Américo Vespúcio a melhor definição para o arquipélago é “O paraíso é aqui!”. E eu sou obrigada a concordar com ele! Com as suas areias douradas, o mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, pontilhadas pelos recifes e corais, este é o verdadeiro cenário do paraíso. A ilha pode ser explorada a pé, a cavalo ou de barco. Certamente este é um destino que não pode faltar no roteiro de um verdadeiro aventureiro.

Devido à sua localização, Fernando de Noronha foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo. Em 1503, Américo Vespúcio chegou à ilha numa expedição financiada pelo fidalgo português Fernão de Noronha, que acabou dando origem ao nome da ilha. Suas terras foram disputadas por holandeses, franceses e portugueses. Até 1938 funcionou como colônia de presídio comum e depois como presídio político. Tornou-se Território Federal em 1942. Em 1988 foi re-anexada ao estado de Pernambuco.

A vegetação do arquipélago é basicamente arbustiva. A fauna marinha é uma das mais ricas do país. São quinze espécies de corais, golfinhos, tubarões, arraias, tartarugas, moréias, esponjas, algas e grande quantidade de peixes ornamentais.
As formações presentes na ilha são resultado do processo vulcânico moderno. As diversas ilhas que mais lembram grandes rochedos são o topo da Dorsal Mediana do Atlântico, uma grande cadeia de montanhas submersas. Seu solo pedregoso e pouco profundo foi formado pelo derrame de lavas basálticas e rochas magnéticas.

Com um clima tropical, a ilha tem duas estações bem definidas: a seca, que vai de agosto a janeiro, e a chuvosa, que vai de fevereiro a julho. A temperatura média anual é de 26ºC. Os meses mais secos são melhores para as caminhadas. Para quem vai mergulhar, outubro é o mês ideal, pois as águas do mar estão mais limpas e calmas. Em dezembro e janeiro as ondas estão mais altas, por isso é a época preferida pelos surfistas.

Bom, sobre a hospedagem, são aproximadamente 100 pousadas. Com acomodações rústicas e uma infra-estrutura satisfatória. Para saber melhor sobre as pousadas contate o serviço da Associação das Hospedarias Domiciliares. Agora, se o assunto for alimentação, os frutos do mar são, sem dúvida, o prato típico do lugar. Quase todos os restaurantes oferecem esse prato.

E já que estamos falando sobre hospedagem e alimentação, ai vão as dicas de atrações locais.

Atividades Noturnas: À noite, a principal atração são as palestras sobre a fauna marinha do arquipélago. Elas são realizadas na sede do projeto Tamar por volta das nove horas.

Baía dos Porcos: Ideal para prática do mergulho livre. Peixes como o sargentinho, o frade real e a donzela-de-rocas são comuns nessa área. O acesso é pela Praia Cacimba do Padre.

Baía dos Tubarões: Sai da Praia de Conceição e tem como destino o Porto Santo Antônio, de onde pode se avistar as ilhas secundárias do arquipélago. Na volta costeia as praias do Meio, Biboca e Cachorro.

Ilha do Meio: As lagostas são abundantes nesse ponto de mergulho. Sua profundidade varia de 8 a 13 metros.

Laje Dois Irmãos: Com 24 metros de profundidade é a maior concentração de corais doarquipélago. Os tubarões de bico fino sempre estão por lá.

Luias: Com uma profundidade máxima de 24 metros, esse mergulho é só para os mais experientes. São grandes corredores com esponjas coloridas e muitos peixes. É o melhor ponto de mergulho em mar aberto.

Navio do Porto: Lá se encontra um navio grego naufragado em 1920. Lagostas e outros peixes são fáceis de serem observados.

Pontinha-Pedra Alta: Sai da praia da Conceição e segue o mesmo roteiro da caminhada da trilha da Pontinha.

Trilha Costa Azul: Parte da Vila dos Remédios, a parte mais movimentada de Fernando de Noronha e contorna a orla. Passa pela base do Morro do Pico e termina na Praia do Boldró.

Trilha Costa Esmeralda: Nessa trilha estão as praias mais visitadas da ilha. Ela começa na Baía do Sancho e vai até o Forte de São Pedro do Boldró. Este é um dos lugares prediletos dos turistas para ver o pôr-do-sol.

Trilha Baía dos Golfinhos: Das cinco trilhas, esta é a menor. Para os menos preguiçosos vale a pena acordar cedinho para ver o espetáculo que os golfinhos oferecem pela manhã.

Trilha da Pontinha: É a travessia da Enseada de Caieira para a Praia de Atalaia. São quatro horas de caminhada passando por pequenas penínsulas de falésias como a Pontinha e a Ponta da Pedra Alta (mirante). A Praia de Atalaia, com suas piscinas naturais refrescantes é o local ideal para terminar esse passeio.

Trilha do Capim-Açu: São 7 quilômetros de caminhada passando pelo Farol da Sapata, de onde se tem uma vista privilegiada do arquipélago. A caverna do Capim-Açú, com suas diversas lendas, merece ser visitada. O trekking termina na Praia do Leão, uma das praias mais bonitas e selvagens de Fernando de Noronha.

Dicas Gerais: Não esqueça da taxa de preservação que é cobrada para quem entra na ilha. Ela varia conforme o tempo de estadia do turista. 

O que levar: Boné; Calçado para caminhada; Equipamento básico de mergulho (snorkel e máscara); Máquina fotográfica; Protetor solar; Repelente; Roupa para banho.


Bom essa foi minha primeira dica do ano, espero que vocês tenham gostado. Se forem conhecer Fernando de Noronha me contem como foi! Quero reiterar meus votos de um ano novo maravilhoso para todos, e que nós tenhamos um ano cheio de novas e magníficas aventuras!

Feliz Ano Novo Aventureiros!

Sem mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!