English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Jericoacoara (CE)

Olá viajantes,

Felizes!? Quero hoje dividir com vocês informações sobre um belíssimo lugar, que provavelmente todos vocês já ouviram falar (mesmo que em um trava-línguas). Jericoacoara não é simplesmente uma cidade com o nome difícil de se pronunciar é um lugar encantador por suas dunas, praias e lagoas, e também pelo seu vilarejo tranqüilo. ‘Jeri’ era uma antiga vila de pescadores e até hoje conserva as ruas de terra, a arquitetura antiga e principalmente a paz de uma cidade que se esconde atrás de enormes dunas. O nome Jericoacoara deriva do tupi-guarani: yuruco (buraco) e cuara (tartaruga). Buraco das tartarugas, que seria uma referência a uma praia onde acontece à desova das tartarugas marinhas. Além de tudo isso, Jeri, como é chamada pelos moradores, oferece diversas opções para prática de esportes como windsurf, vela, trekking, cavalgada e outros.

Jericoacoara conta com uma população de apenas 2 mil habitantes. Até 1985 era uma vila de pescadores ainda menor. Descoberta a pouco tempo pelo turismo foi criada em 1984 a APA (Área de Proteção Ambiental), afim de preservar a área. Hoje, a principal atividade econômica é o turismo, mas sempre realizado de maneira consciente a fim de preservar a região.

A vegetação dessa área conta com a presença de coqueirais, manguezais e caatinga. Jeri tem seu relevo caracterizado por planície litorânea e as imensas dunas que estão sempre se movendo pela região. Além disso, possui formações rochosas de formas curiosas como a Pedra Furada.

O sol por lá brilha o ano inteiro, entretanto entre março e maio chove mais, enchendo as lagoas. Quem quer praticar o windsurf deve ir entre julho e novembro, quando os ventos estão mais fortes. A temperatura pode chegar até 34ºC.

Os tipos de hospedagem são bem rústicos. Outra opção é ficar em Jijoca de Jericoacoara, que oferece mais opções de pousadas. É válido lembrar que a maioria das pousadas oferece banho frio. Também vale lembrar que existem os campings, que são sempre uma alternativa valida para quem pretende economizar. Já sobre a alimentação, o prato típico da região é a peixada cearense, um ensopado com legumes e leite de coco, servido com arroz e pirão.

Mais vocês podem se perguntar, “o que há de interessante para se fazer ou conhecer por lá?”... Bom lá vai as dicas:

Atividades Noturnas: A noite em Jericoacoara é regada de muito forró e ritmos regionais. É possível encontrar bares para conversar e beber.

Duna do Pôr-do-Sol: Enquanto o Farol é o ponto ideal para se ver o nascer do sol, a Duna do pôr-do-sol, como já diz o próprio nome, é o lugar perfeito para assistir ao crepúsculo.

Farol: Funcionando a base de energia solar, o farol, talvez seja o melhor lugar para se ver o nascer do sol em Jericoacoara. Um verdadeiro espetáculo da natureza. 

Lagoa da Jijoca: A Lagoa da Jijoca, também conhecida por Lagoa Azul ou do Paraíso, é muito procurada para prática de windsurf e vela. A lagoa fica a 5 quilômetros de Jericoacoara. 

Mangue Seco: Seu principal atrativo são as dunas. Para chegar até Mangue Seco pode-se ir a pé, a cavalo ou de bugue.

Pedra Furada: Para chegar a essa rocha em formato de arco, deve-se seguir por uma trilha de 3 quilômetros de extensão. O passeio pode ser feito pela praia, quando a maré está baixa, ou saindo da Vila de Jericoacoara, passando por praias, morros e piscinas naturais. O percurso pode ser feito a pé, ou a cavalo, mas sempre com a presença de um guia.

Praia de Jericoacoara: Nessa praia encontram-se as mais diversas atrações. Entre elas estão dunas de até 30 m de altura, recifes, o farol, a Pedra Furada entre outros. É dessa praia que saem os passeios de bugue para outras atrações um pouco mais distantes. 

Praia do Preá: A praia é reta, com areia fofa e águas azuis. É muito procurada pelos surfistas.


O que levar: Boné; Chinelo; Lanterna; Máquina fotográfica; Protetor solar; Repelente; Roupa para banho; Tênis para caminhada; Toalha.

É importante que vocês façam a reserva com antecedência nas pousadas locais. E não esqueça a máquina fotográfica... E quando voltarem, me contem como foi!


Sem mais...

2 comentários:

Jericoacoara... vou simplificar todo: Jeri
Abraço
www.portaljericoacoara.com.br

Excelente abordagem sobre Jericoacoara, fico muito bem detalhada e completa. Sem dúvida vai ajudar muitos turistas a se planejarem!

Equipe Guia de Hospedagens
www.guiadehospedagens.com.br

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!