English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Maragogi (AL)



E para inaugurar essa nova fase, que tal falarmos sobre, talvez, um dos destinos nacionais mais 'refinados'... Conhecida como a Caribe Brasileira, Maragogi em Alagoas, faz divisa entre Recife e Maceió, mas, pertence ao estado alagoano. É uma cidade deliciosa, pequena, aconchegante, com um litoral maravilhoso e muitas surpresas pelo caminho. Apesar de ser muito lembrada por seu atrativo mais conhecido, que são as piscinas naturais (galés), Maragogi surpreende também com passeios de bike até uma antiga fazenda e trekkings em meio a Mata Atlântica.

No começo de sua história No começo, Maragogi era um povoado chamado Gamela. No ano de 1887 passou à categoria de Vila com o nome de Isabel, em homenagem à princesa que libertou os negros da escravidão. Em 1892, recebeu o nome de Maragogi devido ao rio que banha o local.

Sua vegetação é formada basicamente por trechos de mata atlântica, restingas, manguezais e recifes. Nas proximidades do centro da cidade e da orla marítima, são encontrados bancos de areia chamados de “coroas”, que ficam descobertos quando as marés estão baixas, possibilitando passeios e banhos em piscinas naturais. E o clima local é caracterizado como Tropical quente e úmido, a média anual é de 27ºC.

Galés
Se o assunto for hospedagem, opções não faltaram. Desde pousadas mais simples até hotéis mais sofisticados. Agora, se o assunto for alimentação, devo dizer que os frutos do mar são abundantes na região. Desde robustas lagostas e camarões às várias espécies de peixes e moluscos, preparados e servidos das mais variadas maneiras. Não deixe de experimentar o bolo de goma, uma especialidade do município, que é preparado pelos moradores do Distrito de São Bento.

Atrações

Barra Grande: Uma das praias de Maragogi que o turista encontra águas calmas e límpidas, formando piscinas naturais. Local é próprio para o mergulho e caminhadas na orla.

Bike na Fazenda das Marrecas
Fazenda das Marrecas: O passeio de bike é bem leve, mesmo quem não tem preparo consegue fazer numa boa. A saída é do centro de Maragogi e segue pela antiga estrada de terra que ligava Recife a Maceió. Há um pequeno trecho de estrada de asfalto até entrar na Fazenda das Marrecas. Após passar pela sede da fazenda há uma bica deliciosa e refrescante, onde é possível tomar uma boa ducha antes de retornar.

Praia São Bento
Mergulho nas Galés: É a principal atração de Maragogi e com razão. Para chegar às galés é preciso pegar um catamarã, que demora em média 15 minutos até as piscinas naturais. Assim que você entra na água milhões de peixinhos do tipo sargentinho te rodeiam. A quantidade de peixes é surpreendente. Neste local, além de fazer o mergulho livre, também há a possibilidade de mergulhar com cilindro.

Praia de São Bento: A praia de São Bento fica localizada em uma vila de pescadores, após a ponte do Rio Salgado. As águas da praia são escuras por conta do encontro com as águas do Rio Maragogi. Quem busca tranquilidade, o local é ideal.

Praia Peroba
Praias do Norte: A excursão passa pelas praias de Bugalhau, Barra Grande, Xaréu, Antunes, Ponte do Mangue, Dourado e Peroba, última praia antes da divisa entre Alagoas e Pernambuco. O passeio é feito todo pela beira mar. As praias são maravilhosas. Em Antunes há grandes bancos de areia que permitem com que as pessoas caminhem quilômetros dentro d’água sem que a água ultrapasse a altura dos joelhos. Em Peroba há uma barreira de corais, onde é possível mergulhar.

Outras Informações

Dicas Gerais: Protetor e camiseta são recomendáveis para evitar o sol forte do Nordeste.

O que levar? Boné; Equipamento de mergulho (máscara e snorkel); Máquina fotográfica; Protetor solar; Roupa para banho; Toalha; Roupa para pedalar.

Telefones Úteis: Código de área (DDD): 82
Prefeitura: 296-1559
Rodoviária: 221-4707 (Maceió)
Informações turísticas: 216-1500
Projeto Recifes Costeiros: 9302-5303
Fonte: Web Venture

É isso ai... Espero que vocês tenham curtido a dica de viagem de hoje! E se tiverem algum pedido, não se acanhem!

Até mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!