English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 18 de março de 2010

Andradas (MG)

Olá viajantes,

Vocês já ouviram falar de Andradas? Fica próximo de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, Andradas é uma cidade cheia de encantos tanto para os quem quer aventura como para quem não quer.

O esporte de aventura e o ecoturismo são muito comuns na cidade, que é cheia de belezas naturais como cachoeiras, cavernas, pedras e rios. O fácil acesso à cidade e sua boa estrutura atraem mais e mais turistas de todo o mundo. Conhecida há décadas pela rampa de vôo-livre do Pico do Gavião, que tem 1.663 metros de altitude, Andradas vem se firmando também como destino de escaladores pelas serras chamadas Pedra do Elefante e Pedra do Pântano.
“O que fazer por lá?”

Aeromodelismo: O número de praticantes do esporte na cidade vem aumentando, por isso foi criado um Clube para reuni-los. Andradas tem uma ótima pista com infra-estrutura para prática de aeromodelismo, onde os interessados podem aprender a pilotar. Provas de levantamento de peso, caça a raposa e ovo ao alvo tornam as aulas ainda mais dinâmicas e divertidas.

Cachoeiras: Em Andradas são mais de 90 cachoeiras cadastradas, mas como estão localizadas em propriedades particulares é necessário que os proprietários autorizem a visitação. Há inúmeras opções para banho e prática de rapel, canyoning (ou canionismo), exploração de cavernas, tirolesa e cascading. Na Cachoeira do Recanto (15 metros de altura), na Serra do Caracol, é possível praticar canionismo, tirolesa, além de ser apropriada para banho. Na, Olho D’Água (12 metros) é possível fazer canionismo e entrar em cavernas.

Pedra do Elefante: destino de escaladores, principalmente de Minas Gerais, e é conhecida por sua aparência, que se assemelha a um elefante de perfil. Para chegar ao topo (1.327m), há vias de escalada e também uma caminhada (trekking) que pode ser feita com guias e monitores ambientais locais. A vista do topo é privilegiada e é cartão postal da cidade. As duas formações rochosas (Elefante e Pântano) ficam próximas e os veículos podem chegar até 600 metros do local.

Pedra do Pântano: uma formação de granito com 200 metros de altura e uma das grandes atrações de Andradas para prática de rapel, escalada em rocha e até tirolesa. Há 11 vias de escaladas abertas no local, tanto para iniciantes como para profissionais. Para aqueles que estão começando, as vias da Pedra do Pântano são ideais, já que permitem boa colocação em qualquer ponto da pedra e sua parede é toda positiva. Ah, quanto ao acento em Pântano não esquecemos no texto: é a maneira como a comunidade local pronuncia a palavra.

Pico do gavião: distante 24km da cidade com 1.663m, é uma das principais atrações da Serra do Caracol, em Andradas. De cima do pico, os visitantes voam de asa-delta e paramente, além de ter uma visão privilegiada das cidades da região. O local é conhecido mundialmente como um dos melhores para prática de vôo livre, com equipamentos de alimentação, assistência médica, banheiros, equipamentos, estacionamento. Além de ser próximo de grandes centros, ter acesso fácil, variedade de locais de pouso e rampas naturais que possibilitam o salto para qualquer direção. Devido a sua infra-estrutura privilegiada, o Pico do Gavião cedia campeonatos estaduais e nacionais de vôo-livre entre os meses de setembro e novembro, que conta com a presença de grandes nomes do esporte.

Trilha dos Sauás: O macaco Sauá dá o nome a esta trilha em mata virgem, de vegetação com araucárias e outras plantas e animais típicos da região. A aventura tem aproximadamente 3h30 de duração e acontece na Serra do Caracol, no bairro do Óleo. A Cachoeira dos Sauás, um recanto de borboletas de variadas cores e tamanhos, é um verdadeiro paraíso para aqueles que querem meditar e curtir a natureza durante a trilha. No caminho, há o Paredão das Vertentes, uma enorme pedra de 20 metros, por onde verte água por todos os lados. O local é bastante utilizado para prática de rapel. Outras atrações são a Cachoeira da Encosta de 18m, própria para pratica de canionismo e uma caverna de 7m de profundidade, que serve de abrigo para os morcegos da região.

Trilhas Off-road, motos e mountain bike: Devido à formação geológica vulcânica, onde estão as muitas serras da cidade – como a do Caracol, do Pau D’Alho e do Gavião – o local torna-se ideal para o esporte. Há muitas trilhas para aqueles que pretendem se aventurar em veículos 4X4, motos e mountain bike.

Me parece que Andradas é o paraíso dos esportes de ventura hein! Boas Emoções para vocês.



Sem mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!