English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 18 de março de 2010

Ilhabela (SP)

Olá viajantes,

Como estão? Espero que bem, mas se não estiverem acho que posso dar um conselho para que vocês melhorem. Sexta-feira da paixão está chegando... Que tal aproveitar o feriado prolongado e ir viajar...

“Hum... Ótima idéia! Mas para onde?”

Vocês conhecem Ilhabela? Não!? Então não esperem mais... Visitem a charmosa Ilhabela que guarda atrativos para todos os gostos. Suas praias irresistíveis são um convite tanto para quem quer relaxar quanto para quem gosta de agitação.

Debaixo de suas águas transparentes, diversos naufrágios a tornaram um dos melhores pontos de mergulho do país. Além do mergulho, surf e pesca, o mar de Ilhabela, aliado ao vento, a tornou famosa pela realização anual da Semana da Vela.

Para os aventureiros Ilhabela pode reservar uma bela surpresa. Coberta por Mata Atlântica, ela guarda cachoeiras e trilhas para trekking ou off road. A natureza é protegida pelo Parque Estadual de lhabela, que cobre 85% do município.

Se você gosta de acampar Ilhabela é um excelente destino. A beleza não se limita à natureza. As belas construções históricas, herança do período colonial, se espalham por todo o arquipélago.

‘Legal, mas o que tem pra se fazer ou ver por lá?’

Bonete: Localizado no extremo sul da Ilha é um mundo à parte dentro de Ilhabela. Com 600m de areias claras, e cercada de chapéus-de-sol, a praia oferece refúgio para pequenos barcos e canoas no Ribeirão. Existem duas formas de chegar ao Bonete: de barco, contornando a ponta da Septuba, no extremo sul da Ilha ou, para quem gosta de trekking, há uma bela trilha, em meio à mata atlântica, com 15 Km de extensão. Leva cerca de 4h30 para ser percorrida e passa pelas cachoeiras da Lage e do Areado.

Baía de Castelhanos: a Baía de Castelhanos é um antigo refúgio de piratas e local de desembarque de escravos. Voltada para o oceano, ainda conserva vestígios de antigos engenhos e um cemitério indígena. Fica a cerca de 26km do centro, com acesso pela estrada interna. A trilha pode ser feita a pé, de bicicleta ou de carro, dependendo das condições da estrada. É muito procurada por surfistas.

Cachoeira da Água Branca: formada por 5 quedas. Para chegar até a última queda, há uma trilha de 25 minutos. É considerada uma das mais belas dentre as 360 cachoeiras da Ilha.

Cachoeira do Gato: com piscina natural, está dentro do Parque Estadual de Ilhabela. A trilha de 40 minutos começa no canto esquerdo da Praia de Castelhanos. É recomendável fazer a trilha com guia.

Ilha das Cabras: local muito procurado por mergulhadores. Podem ser vistos alguns dos muitos naufrágios que ocorreram próximos à Ilha. Dentre eles estão os de Velásquez (1908), Darth (1884) e Aymoré (1920).

Praia do Bonete: é considerada o Cabo Horn de Ilhabela pelos ventos que sopram com tamanha violência. Não poderia ser diferente, as ondas também chegam por lá com bastante força e tamanho, atraindo os surfistas. Na praia, existe uma pequena vila de pescadores. Para quem quiser acampar o camping selvagem é permitido.

Praia do Jabaquara: para quem quer mais contato com a natureza, a Praia do Jabaquara só é acessada por trilha ou barco, além de ser boa para mergulho.

Dicas: Na alta temporada (durante as férias) pode haver alguns problemas como congestionamento e falta de água. Evite a balsa nos horários de pico: ida de manhã e volta à tarde. Você pode visitar a ilha durante o ano todo. Se preferir tranqüilidade, evite as épocas especiais, como Ano Novo e Carnaval.

Cuidados: a população de borrachudos em Ilhabela ainda é muito grande e incomodam bastante. Não esqueça do seu repelente!

Não deixe de provar as saladas e pizzas especiais do Manjericão Pizza Lounge. Localizada no Saco da Capela, a pizzaria tem um ambiente descontraído, agradável e bem arborizado e oferece pizzas diferenciadas como a de abobrinha, camarão, salmão e a deliciosa de molho pesto. Com música ao vivo aos sábados, ela funciona de quarta a domingo exceto feriado e temporada.

Bom... Conheçam Ilhabela e divirtam-se inclusive por mim!

Sem mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!