English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 2 de março de 2010

Pico das Agulhas Negras (RJ/MG)

A dica de hoje é pra quem curte caminhar muito e receber uma belíssima paisagem como recompensa. O Pico das Agulhas Negras é uma das grandes atrações do Parque Nacional do Itatiaia que atrai centenas de montanhistas todos os anos até seu cume. Localizado na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e com aproximadamente 2793 metros de altitude acima do nível do mar, o Pico das Agulhas Negras é uma das maiores montanhas do Brasil e também uma das mais bonitas.

De seu cume é possível avistar vários pontos da região, tais como a Represa do Funil, a Serra Fina, a região de Visconde de Mauá, a vasta região do Vale do Paraíba, onde estão localizadas as cidades do eixo mais populoso do Brasil, o eixo Rio – São Paulo, e o Rio Paraíba, do qual origina o nome do vale.

Seu pico é atingido com cerca de 5 horas de caminhada em terreno rochoso através de bromélias, gravatás e plantas rasteiras, exigindo um bom preparo físico e algumas técnicas verticais durante a caminhada.

A região é muito procurada por turistas que procuram se hospedar nos hotéis-fazenda próximos ao parque nos meses de inverno e por aventureiros que se instalam em acampamentos próximos ao pico para a prática de esportes radicais como o alpinismo, o trekking e o rapel.

Há quem recomende essa caminhada durante todo o ano, no inverno com as baixas temperaturas (que chegam até –10 o C durante a noite) o clima é seco e com poucas chuvas, o que possibilita uma ótima visão de todo o planalto do Itatiaia, Serra Fina, Pico das Prateleiras e região. Já no verão com um clima mais quente e confortável, chuvas fortes costumam atingir o planalto do Itatiaia durante à tarde, isso pode dificultar a chegada ao cume.

O camping selvagem (dentro e fora do parque) é proibido pelo IBAMA. Mas há propriedades particulares que alugam espaços para campistas.

Bom é isso, se você gosta de altitude, muito esforço, grandes emoções e uma belíssima paisagem, visite o Pico, mais não vá com a cara e a coragem hein. Procure um guia!

Sem mais...

2 comentários:

É onde o porf Abiud queria nos levar?

É sim Julia... Olha a caminhada é dura, mais deve valer a Pena!

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!