English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 15 de março de 2010

Itararé (SP)

Olá viajantes,

Mais uma dica de destino cheia de beleza e cenários surpreendentes e relaxantes. Assim é Itararé, na região sudoeste do estado de São Paulo, divisa do estado de São Paulo com o Paraná. O nome da cidade em tupi-guarani significa "pedra que o rio escavou". O rio Itararé, que corta o município nasce no bairro de Pinhalzinho, a 40 quilômetros da cidade onde a altitude é de 900 metros. O rio vence os desníveis rompendo as rochas de arenito da região e chega até a região do Corisco, onde a altitude é de 1200 metros.

Dali até o Bairro de Coronel Izaltino, num trecho de 20 quilômetros, o rio e a natureza fizeram uma obra maravilhosa. São canions, grutas, fendas, túneis, cachoeiras, cascatas, "chuveirinhos" e minas de águas cristalinas. Perfeitos para quem quer se aventurar e relaxar.

Itararé tem uma extensão de 1.187 quilômetros quadrados. A altitude da sede é de 750 metros, com um relevo suavemente ondulado. Há vários tipos de solo, como terra roxa e latsolo vermelho escuro. Conta com um extenso planalto circundado pelo final da serra de Paranapiacaba e inicio da Serra Geral que corta todo o sul do país. Chega a atingir a elevação máxima de 1.200 metros acima do nível do mar.

A cidade de Itararé conta com uma excepcional biodiversidade de flora e fauna devido ao encontro harmonioso do cerrado com os campos gerais, já característicos da região Sul do país.

O clima da região é subtropical, com temperatura média anual de 25ºc. No inverno, porém, as temperaturas baixam muito e os termômetros marcam em média 10ºc. A cidade conta com várias opções, desde lanchonetes rústicas até restaurantes mais aconchegantes.

Aonde ir?

- Cachoeira do Corisco: Localizada no Vale do Corisco, é uma das maiores da região, com 96 metros de altitude.

- Cachoeira do Lajeado Grande: Com 42 metros de queda livre e cortina d'água com 30 metros é uma atração à parte. Há uma trilha até o seu topo (5km de caminhada), onde é possível conhecer outras quedas e, ao final da trilha, deparar-se com o canyon do Rio Jaguaricatu e seus paredões de 80 metros de altura.

- Estância Vale do Paraíso: Na estância localizam-se a Cachoeira da Invernada e as corredeiras do ribeirão do Papagaio, chamada de "As Sete Quedas". A fazenda fica em um cânion, cercada por paredões areníticos de 50 a 60 metros, uma visão fascinante e um lugar ótimo para tirar belas fotos. Há no local área de lazer e água potável.

- Parque Ecológico da Barreira: Neste parque o visitante poderá encontrar diversas cavidades do rio Itararé, chamadas de poços, onde é possível tomar banhos refrescantes. O poço da Figueira, da Crus e da Sanga são os mais visitados. É possível também fazer trekkings leves e observar vários tipos de aves. O local conta com sanitários, lanchonete, fontes de água potável, área para estacionamento e sinalização dos principais pontos turísticos.

- Praias Fluviais de Itararé / Rio Verde: Na região à margem do rio Verde, é possível encontrar piscinas naturais, corredeiras e cascatas. Devido ao leito lajeado que possui, é possível tomar banhos refrescantes em águas límpidas e sem poluição. Há no local estrutura rústica de pequenos comerciantes, oferecendo lanches e refeições.

- Trilha do Segredo: Depois de uma caminhada de 12 quilômetros, chega-se à Cachoeira do Segredo, com 70 metros. Apesar de um pouco cansativo, esse trekking compensa não só pelo banho de cachoeira no final, como pelas paisagens do caminho, onde é possível observar toda a riqueza da flora e fauna da região.

Vale lembrar: Cuide para que Itararé continue tendo todas as suas belezas. Leve com você sempre um saco plástico para não deixar nenhum tipo de lixo nas trilhas que visitar. Além disso, não deixe de passar protetor solar, use roupas de cores claras e beba bastante água.

Não esqueça de levar: - roupas leves - mochila pequena para trilha - tênis confortável e um outro, sempre seco - protetor solar - máquina fotográfica.

Visitem e me contem como foi!

Sem mais...

1 comentários:

Teu blog tá cheio de lugares interessantes para serem conhecidos.
Tem um programa que passa aqui se chama revista de sábado, e tem um trecho do mesmo que se chama NA TRILHA. Sempre mostra uns lugares legais pra se conhecer. E você me deixou com mais vontade de viajar! adorei, e tá super de boa as informações. bem legal mesmo!!!!! parabéns!

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!