English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 26 de março de 2010

Caconde (SP)

Olá viajantes,

Como estão? Preparados pro feriadão? E então já escolherão o destino da páscoa? Posso dar várias dicas de bons lugares para se conhecer... Vamos começar então por Caconde. Vocês conhecem? Fica na divisa de São Paulo com Minas Gerais, é uma cidade fascinante devido suas cachoeiras, vegetação, festivais e cultura.

Ainda pouco conhecida, é uma ótima opção para quem curte rafting, trekking, balonismo, escalada, canyoning e outros esportes ligados à natureza. Os festivais de música e as festas regionais, que acontecem quase todo mês, são outros atrativos da cidade.

A vegetação da cidade é formada pela Serra da Mantiqueira e pela Mata Atlântica. Espécies como orquídeas e plantas medicinais são comuns na região. As árvores que dominam a paisagem são jequitibás, jacarandás, palmito-jussara e paineira rosa e branca. Caconde fica a uma altitude de 860m, tendo seu ponto culminante a 1.381m. Sua fisionomia é de montanhas, vales, cascatas, rios, lagos e matas.

O clima em Caconde tem uma média anual de 20ºC, agradável o ano todo. Para quem vai praticar o rafting recomenda-se ir durante o verão, quando os rios estão mais cheios.

Por lá você encontra opções de pousadas, hotéis e hotéis-fazenda. E também a possibilidade de acampar. Na Prainha há um lugar ideal para o camping, com uma excelente infra-estrutura. Sobre a alimentação em Caconde predomina a comida caseira com forte influência do tempero mineiro. É possível também encontrar restaurantes que oferecem pratos feitos.

Vale avisar que a cidade ainda é pouco sinalizada, provavelmente pelo baixo numero de visitação. Então se informem bem antes de ir pra lá.

“Mas, o que posso fazer em Caconde?”

Atividades noturnas: a vida noturna se concentra na Praça da Matriz. Bares, lanchonetes e até mesmo uma danceteria.

Cachoeira do São João: 04km da cidade essa cachoeira de águas limpas é uma perfeita hidromassagem.

Igreja Matriz: a paróquia possui três telas a óleo em estilo clássico do pintor cacondense Edmundo Migliaccio: Nossa Senhora da Glória, Imaculada Conceição e Jesus Crucificado, datadas em 1961.

Morro do Pontal: local ideal para o trekking. Depois de um tempo de caminhada chega-se a um mirante, de onde é possível ver a Serra da Mantiqueira inteira.

Parque Prainha: 08km da cidade e à margem direita da represa, esse local é o preferido pelos turistas para a prática de esportes aquáticos como esqui, canoagem, jet-ski entre outros. O local possui uma área de 60.000m² e uma boa infra-estrutura para camping, além de quiosques ao longo da orla da represa, trilhas com trechos diversificados, áreas reservadas para reunião de grupos ou famílias com churrasqueiras, quadra de areia para vôlei, espaço para brinquedos infantis como Casa das Bonecas e Casa do Tarzan, pista de motocross, rampa de embarque e desembarque para lanchas, jet-ski, canoas e amplo estacionamento.

Pedra do Roseto: o programa ideal para quem gosta de escalar. Feita de granito rosa é bem servida de fendas, facilitando as vias para os escaladores.

Represa Caconde: um lago artificial de 30km² é tão grande que chega às proximidades de Poços de Caldas. No local, dá para praticar diversos esportes náuticos como a canoagem, por exemplo.

Outros lugares legais são:
- Usina Velha
- Cachoeira Lafaiete
- Praça do Rosário
- Praça do Mirante

O que levar: Boné; Máquina fotográfica; Mochila pequena Roupas para banho; Tênis para caminhada.

É isso ai... vão lá e me contem depois!

Sem mais...

0 comentários:

Passaporte Verde

Passaporte Verde
Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo!